FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques

“Você tem mais essa motivação de procurar estudar”, diz aluno de turma que utilizou metodologia do novo ensino médio na Bahia

A Bahia foi um dos cinco estados escolhidos pelos Departamentos Nacionais do SESI e do SENAI para fazer parte do projeto-piloto de implantação do novo modelo curricular do ensino médio em 2018. 63 alunos, de duas turmas, que cursaram o primeiro ano do ensino médio, juntamente com o curso técnico de eletrotécnica na escola SESI/SENAI José Carvalho, em Feira de Santana, – utilizaram a nova metodologia.

É o que explica a Gerente de Educação e Cultura do SESI da Bahia, Cléssia Lobo.

“Começamos o piloto em 2018, com o primeiro ano do novo ensino médio, já no itinerário formativo do ensino profissional, com o curso técnico de eletrotécnica. E nós estamos, esse ano, com a turma no segundo ano. Cem por cento de efetividade dos alunos no sentido de que nenhum desistiu do projeto. Estamos com a rematrícula acontecendo e nós seguimos com os nossos alunos das duas turmas. São 63 alunos, em 2019, agora no segundo ano”.

O modelo oferece um currículo integrado por áreas de conhecimento e não mais por disciplinas, e inclui formação técnica que permite aos estudantes iniciarem mais cedo a vida profissional. Os alunos podem escolher uma formação técnica dentro da carga horária do ensino médio regular. Caso obtenha sucesso, ao final dos três anos o estudante terá o diploma do ensino médio e o certificado do ensino técnico.

O aprendizado contextualizado e integrado é uma das novidades trazidas pelo novo ensino médio, que começou a ser implementado pelo SESI e pelo SENAI em 2018, em cinco estados – Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás e Espírito Santo – com 226 alunos. O estudante Douglas Oliveira, aluno do primeiro ano do ensino médio da escola SESI/SENAI José Carvalho, em Feira de Santana, destaca a diferença entre o antigo e o novo método.

“A diferença é assim, bastante notável e bastante extrema. É de um universo para outro, na verdade. Porque, primeiro que agora a gente tem mais liberdade e autonomia, tanto para estudar, quanto para poder procurar mais, pesquisar. Você tem mais essa motivação de procurar estudar”.

Para 2019, o SESI e o SENAI programam uma expansão do modelo em suas unidades. Novos estados serão atendidos e novas habilitações serão ofertadas. Além de Eletrotécnica, os estudantes poderão optar pelas áreas de Matemática, Ciências da Natureza, Técnico em Mecânica ou Técnico em Rede de Computadores.

Reportagem, Paulo Henrique Gomes