FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques

Para empresário, SESI e SENAI cumprem papel “fundamental” na vida de estudantes das classes C e D

O tipo de ensino oferecido por SESI e SENAI causa um importante impacto social na população, uma vez que grande parte dos alunos destas redes são oriundos das classes C e D. A análise é de Victor Teles, gerente-executivo da Festo Didactics, empresa de treinamento e consultoria do segmento industrial.

De acordo com Teles, o método utilizado por SESI e SENAI coloca os alunos destas instituições passos à frente do demais para entrar no mercado de trabalho. Isso acontece porque eles são estimulados a aprofundarem seus conhecimentos desde cedo.

“Em inúmeros casos é a oportunidade da vida dessas crianças e adolescentes que encontram no SESI no SENAI o nível de ensino que suas famílias jamais poderiam arcar. Além disso, o Sesi e o Senai cumprem um papel fundamental para preparação de mão de obra especializada e diferenciada para indústria. Além desse ponto fundamental para o aumento da produtividade e consequentemente da competitividade da indústria brasileira no mercado internacional.”

O gerente-executivo da Festo Didactics afirma que os reflexos do ensino oferecido pelo SESI e também pelo SENAI podem ser observados na WorldSkills, a maior competição de profissões técnicas do planeta.

“Algo que não é de amplo conhecimento da população brasileira é o protagonismo do nosso país na competição mundial de profissões, a WorldSkills, onde jovens preparados pelo Senai representam o nosso país em mais de 45 modalidades e figuram entre as primeiras colocações na maioria delas.”

Em 2017, por exemplo, o Brasil se manteve na elite da educação profissional com um total de 34.901 pontos, alcançando o 2º lugar geral na competição.

Mesmo com todos esses resultados, o ensino oferecido pelo SENAI pode estar, em parte, ameaçado. O governo federal tem sinalizado que irá executar cortes de 30% a 50% nas verbas repassadas a instituições do sistema S, do qual faz parte o SESI e o SENAI.

Para especialistas, a decisão pode provocar graves consequências para a educação técnica e, até mesmo, para serviços de saúde prestados à população brasileira.

Com 2,3 milhões jovens matriculados, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é o principal responsável pela formação técnica e profissional de jovens e trabalhadores brasileiros para vários setores da indústria. Os cursos, dos quais 70% são gratuitos, são oferecidas em 541 escolas em todos os estados e no Distrito Federal. Segundo cálculos do SENAI, 162 delas fechariam as portas com os eventuais cortes.

Já o Serviço Social da Indústria (SESI), por exemplo, conta uma rede de escolas de que beneficia 1,2 milhão de jovens com educação básica, principalmente de famílias de trabalhadores da indústria.

Reportagem, João Paulo Machado