FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Saúde

Psicóloga Edmara Moreira explica como a ansiedade pode ser prejudicial a saúde

 

“Considerado o país mais ansioso do mundo, como a população pode identificar os sintomas”

 

Redação Abrolhos Fm/ Entrevista Beto Ramos/ Texto Carolina Rosa

 

A saúde do ser humano há muito tempo não é mais pautada apenas na saúde física, transtornos psicológicos e a saúde mental já estão presentes na “agenda médica” do brasileiro há gerações. O Brasil é o país mais ansioso do mundo segundo pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) onde indica que 9,3% da população sofre com o transtorno.

Para dar continuidade a série sobre saúde mental, a psicóloga mucuriense Edmara Moreira Koch retornou aos estúdios da rádio Abrolhos Fm para falar sobre ansiedade. Até que ponto a sensação de ansiedade é considerada saudável? Quais são os sintomas do transtorno e o que se pode fazer para reverter ou amenizar um quadro crônico?

Segundo a especialista Edmara Moreira, a ansiedade é uma sensação que faz parte do ser humano, quase todas as pessoas podem se sentir ansiosas às vésperas de um dia importante como uma prova ou uma entrevista de emprego, essa sensação é que faz com que haja o impulso de se preparar para se sair bem, ou até frente a uma situação de risco a ansiedade sadia pode ajudar a encontrar saída.

Porém a ansiedade considerada normal caminha em uma linha tênue com os sintomas que podem desencadear crises de ansiedade prejudiciais. Edmara pontua alguns destes transtornos oriundos do processo de ansiedade, que podem se apresentar como: Crises de pânico, trazendo consigo sintomas como taquicardia, medos intensos, aflição, falta de ar, tonturas, entre outros.  Fobias de inúmeras naturezas e Fobias sociais que impedem a socialização das pessoas afetadas. Outras crises recorrentes da ansiedade são distúrbios de sono, apagamento repentino da memória e crises pós-traumáticas que acontecem após vivenciar uma perda dolorosa ou um trágico acidente, por exemplo.

São diferentes situações que servem como gatilho para a ansiedade no século que vivemos. Com o avanço tecnológico, as grandes cidades e a vida moderna pautada na correria do dia a dia, faz com que tudo aconteça rápido demais, mal vemos as horas correrem e essa rotina realmente pode adoecer.

A pscicóloga afirma que para amenizar os sintomas ou até mesmo acabar com ciclo de ansiedade é necessário desacelerar, respirar fundo e buscar ver os desafios diários com calma e mais clareza, pois é isso que ajudará diminuir os niveis de ansidade. Exercícios físicos e meditações podem ser aliados na luta contra esse mal que atinge grande parte da população brasileira e mundial.