FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques

Passeata encerra Campanha do Setembro Amarelo em Posto da Mata

 

“‘Todos pela Vida’ caminhando juntos pela saúde mental da população, acontecerá neste sábado em Nova Viçosa.”

 

Redação Abrolhos Fm

 

A campanha nacional ‘Setembro Amarelo’ de conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio está chegando ao fim e para concluir o mês, unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) juntamente com outros órgãos de saúde pública realizarão uma Caminhada em favor da causa no município de Nova Viçosa. 

A ação ocorrerá no distrito de Posto da Mata no próximo sábado, dia 28 de setembro de 2019, a partir das 8:00 horas da manhã, no bairro Castelo e caminhará até o largo da Avenida João Carneiro, na Praça da Caixa, centro de Posto da Mata. A passeata Setembro Amarelo – Todos pela vida, promoverá palestras, demonstrações de prevenção e apresentações.

O objetivo central do evento, assim como de toda Campanha nacional é desmistificar questões relacionadas a saúde mental, é necessário falar sobre o assunto sem tabus e moralismo, a conscientização da população sobre os riscos de não tratar casos de depressão, e transtornos psicológicos é urgente, pois os índices de pessoas  que apresentam sinais de problemas de natureza psicológica tem crescido a cada ano. 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o suicídio e a depressão são o segundo principal motivo que mais mata jovens de 18 à 29 anos e cerca de 800 mil pessoas tiram sua própria ao redor do mundo todos os anos. É necessário enxergar o cenário como uma questão de saúde pública, onde todos os países e autoridades se engajem para proteger a vida humana. 

A ‘boa notícia’ é que a depressão e a vontade do suicídio são transtornos que podem ser tratados e curados, por isso é de extrema importância que o diagnóstico seja feito o quanto antes, para que o tratamento seja eficaz. Para auxiliar nesse processo, os Centros de Atenção Psicossocial oferece aos pacientes serviços de saúde, atendendo pessoas em ações individuais e em grupos, que sofrem com problemas vinculados ao uso de drogas sintéticas e  o álcool, vícios frequentemente relacionados à danos da saúde mental.