FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Saúde

Boletim Epidemiológico Mucuri: Acompanhe os números de casos suspeitos, descartados, confirmados e em monitoramento

 

“Prefeitura Municipal de Mucuri, divulgou nesta segunda-feira (13), o novo boletim epidemiológico para o acompanhamento de toda população sobre casos do novo coronavírus”.

 

Redação Fm News 

Prefeitura Municipal, juntamente a Vigilância Sanitária de Mucuri apontaram nesta segunda-feira, 13 de abril, a nota na qual informa o Boletim Epidemiológico do município, onde pela primeira vez não foi registrado nenhum caso suspeito e o seguinte quadro: 11 casos descartados (quando a amostra coletada dá negativo); 0 casos confirmados e 18 casos em monitoramento (pacientes em quarentena com quadro gripal, aguardando critérios da coleta) de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

O fato de não ter nenhum caso suspeito, não quer dizer que não se deve tomar os cuidados necessários para que o vírus não chegue a população mucuriense, tendo em vista que o município não tem estrutura suficiente na área da saúde para conter a pandemia. 

Por esse motivo, é de extrema importância que todos os moradores continuem em isolamento o social o máximo que puderem, saindo de casa apenas para o necessário, mantendo a distância recomendada, para evitar o contato com pessoas em situação suspeita ou de monitoramento, evitando também aglomeração social como cultos religiosos, festas e locais que reúnem muitas pessoas ao mesmo tempo. Além de higienizar bem as mãos e fazendo a  utilização de luvas e máscaras ao entrar nos estabelecimentos comerciais.  

O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de duas amostras, que serão encaminhadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA).

Sobre a transmissão do vírus: 

A contaminação ocorre pelo ar ou por contato com secreções contaminadas, como:

gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Para denunciar locais que estão desrespeitando os decretos municipais ou quaisquer outro assunto relacionado ao Covid-19, ligue para Vigilância Epidemiológica: (73) 3206-1961 ou Secretaria Municipal de Saúde: (73) 3206-1176