FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Economia Meio Ambiente

Mais seis parques eólicos entram em operação na Bahia; estado lidera em produção de energias renováveis

 

Caititu 2 e 3, Corrupião 3, Carcará e Ventos de São Januário 20 e 21 são as novas estações que entraram em operação no primeiro semestre de 2020.

Redação FM News 

Mais seis parques eólicos entraram em operação comercial na Bahia no primeiro semestre de 2020. Os novos empreendimentos ficam nos municípios de Pindaí e Campo Formoso, regiões sudoeste e norte, respectivamente. 

A Bahia é líder na produção de energias renováveis (heólica e solar) no Brasil. Entre janeiro e maio deste ano, o estado produziu o equivalente a 31,8% do total do país na força dos ventos, o que seria capaz de atender 8,3 milhões de residências. O montante foi de 4.750.311,04 MWh de energia elétrica, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Com os novos empreendimentos abertos no primeiro semestre, aumentou para 171 parques o número de em funcionamento, espalhados em 20 municípios baianos. O estado se mantém na liderança da geração de energia elétrica a partir da fonte dos ventos no Brasil.

O secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti, comenta que ainda serão abertos mais dois centros na cidade de Campo Formoso.

“Até o fim de 2020, mais dois empreendimentos eólicos entrarão em atividade no município de Campo Formoso. Os novos parques são Ventos de São Januário 04 e 22 e vão contribuir para a consolidação da produção energética do estado”, reforça.

De acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Estadual (SED), atualmente, a Bahia tem 54 parques eólicos em construção e outros 70 com obras prestes a serem iniciadas. A previsão é que, juntos, possam injetar R$ 13,2 bilhões em investimentos no estado e gerem 53,2 mil empregos diretos e indiretos.

 

Energia Solar

O estado também é líder na produção de energia solar. O território baiano tem 31 empreendimentos em funcionamento, nos quais foram aplicados R$ 4 bilhões por empresas do setor nos últimos oito anos.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), de janeiro até maio, os parques instalados em oito municípios produziram 718.247,04 MWh. O dado representa 30,9% da produção brasileira e teria capacidade de atendimento para cerca de 880 mil residências.