FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Abrolhos Costa das Baleias Destaques

Pescador e proprietários de peixaria em Nova Viçosa falam dos desafios da profissão

 

Dia 29 de junho, dia do Pescador, uma data escolhida em homenagens a São Pedro, padroeiro da pesca.

Nosso repórter Selton Canhestro entrevistou os proprietários da peixaria Nova Amizade, Val e Lineia, localizado em Nova Viçosa, que há 27 anos atuam com pesca no mar e contaram um pouco da sua experiência e dos desafios da profissão. O pescador Val contou que começou a profissão para ajudar a família, ainda bem jovem e conseguiu criou todos os filhos, provendo sustento a família.

Como vida de pescador não é fácil, Val conta que já ficou mais de 30 dias fora de casa pescando em alto mar, mas que a recompensa era grande “Já consegui pescar um Marlim de 470kg. A profissão é bem difícil, até porque ficamos muito tempo longe de casa. Eu cheguei a demorar meses para ver meus filhos, mas foi graças a pesca que conseguir criar-los”. Segundo Val,  hoje os pescadores contam com tecnologia avançada para ajudar na pescaria, mas o trabalho ainda é bastante puxado, porque a devastação do meio ambiente e falta de mão de obra especializada atrapalha os trabalhos.

“Hoje os jovens não querem ser pescador. E isso atrapalha o segmento, onde se faz necessário passar esse nosso conhecimento para aqueles que estão chegando, mantendo a tradição da pesca”, disse Val.

E que acompanha essa luta do marido é Lineia, que enquanto o marido estava no mar, ficava em casa cuidando da família.
Ela disse a nossa reportagem que precisava ajudar o marido, mas tinha medo do que pudesse acontecer com o barco. Por isso, esperava com ansiedade o retorno dele após a pescaria.

Para Lineia, mesmo hoje sendo proprietária de uma peixaria, os desafios ainda são enormes, pois o pescado precisa chegar com qualidade ao consumidor, e mesmo estando na posição de empresária, o trabalho ainda faz parte da rotina.

Redação FM NEWS