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Escola de Caravelas/BA é selecionada para participar de programa de incentivo à leitura

 

A Escola Municipal José Luiz de Souza foi contemplada pelo Programa Myra – Juntos Pela Leitura, que visa a melhoria do desempenho dos estudantes das redes públicas

Em meio à pandemia, a Escola Municipal José Luiz de Souza, localizada no município de Caravelas, na Bahia, buscou parcerias e apoio para projetos que incentivam a formação leitora de seus 187 alunos, do 5º ao 9º ano.  E esses esforços apresentaram resultados: a Escola acaba de ser selecionada, via edital, para ser um Ponto Myra – Juntos pela Leitura. A iniciativa faz parte do Programa Myra, que pretende contribuir para melhorar cada vez mais o desempenho leitor de estudantes, de 4º a 6º anos, do ensino fundamental, de escolas públicas brasileiras. A iniciativa foi apresentada às escolas públicas do Extremo Sul da Bahia pelo Programa Suzano de Educação.

O município de Caravelas é um dos integrantes do Arranjo de Desenvolvimento da Educação – ADE Bahia do Programa Suzano de Educação (PSE). Assim como o PSE, o Programa Myra – Juntos pela Leitura conta com a parceria técnica da Comunidade Educativa CEDAC. E, em cinco anos de existência no Brasil, o Myra tem estimulado a formação de voluntários e a realização de sessões semanais de leitura com crianças do Ensino Fundamental, com resultados reconhecidos por especialistas e que comprovam o impacto de sua metodologia própria no comportamento e competências leitoras de cada estudante.

A conquista garante à escola receber todo o apoio das equipes técnicas e parceiros do programa para ser oficialmente uma das instituições do país autorizada a utilizar, de forma autônoma, a metodologia que melhora o desempenho leitor dos estudantes do Ensino Fundamental.  Por meio do programa, os voluntários são selecionados e formados para realizar encontros de leitura. A relação estabelecida é de um para um, ou seja, cada voluntário acompanha uma mesma criança ao longo do ano, construindo diálogos entre o texto – de diferentes gêneros e suportes variados – e suas vivências.

A professora e diretora Vilmara Rocha dos Santos, há cinco anos à frente da gestão da escola, comemora a conquista. Para ser um Ponto Myra, ela passou por uma entrevista, apresentou os projetos da escola de incentivo à leitura e participou de um edital junto com bibliotecas públicas, escolas municipais e estaduais, ONGs, CCAs e associações de oito municípios pelo Brasil. “Para nós, mais do que a honra de poder contar com essa parceria e metodologia, é ter nosso trabalho a favor da leitura como aprendizagem reconhecida. Sempre buscamos essas parcerias que elevam e valorizam o nome da nossa escola, justamente por garantir a credibilidade das nossas estratégias e iniciativas para o desenvolvimento educacional de nossos estudantes”, disse a diretora.

Para Vilmara, ser um Ponto Myra é fundamental para formação de cada vez mais leitores na escola, mesmo em tempos de pandemia, de ensino a distância e diante de uma realidade que ainda conta com alunos que não têm o hábito da leitura ou não são estimulados para ler em casa, por exemplo. A escola já se antecipou e até convocou voluntários para participarem das sessões de leitura semanais que marcam a metodologia desse programa. Entre os candidatos selecionados por Vilmara, estão desde ex-alunos até integrantes da fanfarra da escola, todos escolhidos por serem conhecidos, apaixonados leitores e envolvidos com a educação e o ensino.

 

Sobre o Programa Suzano de Educação (PSE)

O Programa Suzano de Educação é uma das iniciativas estratégicas da empresa Suzano S.A, a partir do seu compromisso social de melhoria das oportunidades educacionais em seus territórios.  O PSE atua em duas frentes para elevar a qualidade da Educação Básica nas redes públicas de ensino e apoiar a formação integral do estudante:  a formação de profissionais (incluindo secretários municipais e equipes, gestores escolares e professores), para fortalecer a gestão democrática da escola e garantir  todas as condições e oportunidades para as aprendizagens de todos; e  a ampliação da participação da sociedade, com  estímulo ao engajamento e à construção de um diálogo efetivo das famílias/responsáveis e da rede de atores do território com as escolas.

Por P6