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A sustentabilidade como última tendência

 

Somos sobreviventes de uma pandemia e diante de um trauma coletivo, nosso instinto nos chama à vida. Esse chamamento vem de muitas formas e revisitar nossas escolhas torna-se vital.

Em 2013, alguns anos antes do Coronavírus ser disseminado pelo planeta, um prédio em Bangladesh que abrigava trabalhadores da indústria da moda desmoronou e matou mais de mil pessoas, feriu outras 2500 e colocou na pauta mundial os trabalhos análogos à escravidão de diversos fornecedores de marcas respeitadas.

Questionar a procedência do nosso consumo precisa ser normalizado. Exigir transparência das empresas em questões relacionadas a sustentabilidade, inclusão, compromisso social e igualdade racial deve fazer parte do nosso dia a dia. Produtos de moda são responsáveis por 10% da emissão de carbono no mundo e, pasme, isso é mais que todos os vôos internacionais e o transporte marítimo juntos.

A indústria da moda é responsável por 20% da poluição da água no mundo. Se a indústria da moda continuar nesse caminho, irá produzir 26% do carbono mundial até 2050.

Moda, música e cinema sempre andaram de mãos dadas. De Elvis Presley a Beyonce, as grandes marcas estão sempre associadas ao mercado da música. E depois porque a indústria da moda é conhecida por criar tendências, e não há tendência mais in em 2021 do que a sustentabilidade.

Em todo mundo, especialmente neste período pandêmico, a preferência do consumidor mudou e ela começa a exigir produtos mais ecológicos, seja no prato ou no guarda-roupa.

No Brasil, a gigante Renner é a primeira marca a inaugurar uma loja circular do varejo. A iniciativa consiste em associar o desenvolvimento de uma moda responsável ao melhor uso de recursos, priorizando insumos mais duráveis e renováveis.

A marca lançou três novas coleções-cápsulas do Selo Re produzidas com matérias-primas e/ou processos de menor impacto. Entre os destaques está uma nova edição de Re Jeans, o jeans com conceito ecofashion que vem ganhando cada vez mais atributos e representatividade dentro da marca; a coleção Studio, com calçados feitos de lonita sustentável com sola de palha de arroz e peças com tingimento natural em tecidos reciclados, linho certificado e viscose e algodão responsáveis; e a cápsula Algodão Orgânico, com opções femininas, masculinas e infantis feitas a partir do algodão cultivado e colhido de forma artesanal e sem uso de agrotóxicos.

 

// VEJA Rio.