Conheça a história do responsável pela criação da Associação de Pescadores de Mucuri e sua esposa no Fala Pescador
O Fala Pescador desta semana tem o prazer de trazer a história de um casal muito importante para Mucuri, seu Vincentinho e dona Conceça, que trouxeram diferentes contribuições para o município.
Seu Vincentinho é pescador e viveu da pesca desde sempre, ele conta que em tempos passados, tudo era mais difícil, os acessos, compra de peças, formas de armazenamento, era sempre necessário viajar para conseguir as coisas, o que o deixava limitado para cumprir seu ofício.
Em 1998 Vincentinho criou a primeira Associação de Pescadores do município de Mucuri, com o objetivo de trazer acessos e conquistar direitos para a classe, já que desde aquela época os pescadores sofriam com o descaso da prefeitura e das autoridades.
“Nós criamos, digo nós, porque ninguém faz nada sozinho, a associação dos pescadores, porque quando íamos para Caravelas por exemplo, em busca de insumos e produtos para a pesca, a gente percebia como eles já eram mais organizados, com uma estrutura melhor de trabalho e obviamente queríamos isso aqui em Mucuri também”, conta o pescador.
Segundo contam mesmo depois da associação criada, as ‘coisas’ continuaram sendo difíceis pro lado de cá, pois não haviam muitos incentivos, sendo pouquíssimos gestores que olharam de fato para a causa e que deram uma contribuição.
Além das inúmeras contribuições que seu Vincentinho deu para Mucuri em todos esses anos e sendo nativo, sua esposa dona Conceça também escreveu seu nome na história do município.
Professora por profissão e por amor profundo, a pedagoga trabalhou por anos sendo professora, diretora e pedagoga em diferentes escolas e na parte da coordenação, segundo conta a mesma, hoje muitos alunos que já são adultos, vêm para relembrar que já foram seus alunos, mas ela mesma não se lembra.
“Dei aula pra muita gente, como lembrar?” ri ao se lembrar, “Era um tempo muito diferente de hoje, mas eu amava doar minha profissão e dom para a minha cidade, principalmente sendo nascida e criada aqui. Sem contar que a vida toda, nas horas vagas eu ajudava Vincentinho nas demandas da associação”
Esse é um dos casais que orgulham muito o município de Mucuri, pois deram uma das mais importantes contribuições, com a educação da população e o direito da classe pesqueira. Fala Pescador agradece e enaltece mais uma vez, a verdadeira história deste lugar tão rico.
// Reportagem Beto Ramos
Redação Onde VErde