FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques

Ventos e geada: ciclone extratropical e frente fria devem atingir o ES

 

Uma massa de ar polar e uma frente fria que avança pelo Espírito Santo devem deixar o tempo instável e mais friozinho no Estado nos próximos dias. Inclusive, há chances de que alguns municípios capixabas sejam atingidos por geada, segundo previsão do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Segundo um aviso meteorológico emitido pelo instituto, na tarde desta segunda-feira (16), uma queda acentuada na temperatura, entre a próxima quinta-feira (19) e sábado (21), pode resultar em mínimas de até 5°C em algumas regiões do estado, bem abaixo da média para o mês de maio.

Ainda de acordo com o Incaper, durante esse período, as condições também são favoráveis para a formação de geada na vegetação, em municípios da Região Serrana do Estado.

O instituto explica que, em grande parte do Brasil, esse frio está associado à passagem de uma massa de ar de origem polar, que se desloca pelo país após a passagem de uma frente fria.

Tendências iniciais apontam que essa massa de ar polar deve avançar sobre o Espírito Santo entre esta terça (17) e quarta-feira (18), o que pode resultar na queda acentuada das temperaturas e também na mudança da direção predominante dos ventos, que vão passar a soprar de sul/sudeste.

Tempo chuvoso no ES nesta terça-feira

Para esta terça-feira, segundo o Incaper, a instabilidade no tempo deve ganhar força no Espírito Santo, em função da aproximação da frente fria sobre o estado. A previsão é de chuva em alguns momentos do dia em todo o Espírito Santo.

Além disso, as temperaturas máximas começam a diminuir em função do aumento da nebulosidade. A intensidade do vento deve aumentar, soprando com até moderada intensidade por quase todo o litoral, com a exceção da Grande Vitória.

 

// FOLHA VITÓRIA