FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Esportes Plantando o Futuro

Plantando o Futuro: Atleta campeão e educador Evando Silva compartilha sua trajetória

 

O quadro Plantando o Futuro desta semana traz uma entrevista super especial com o atleta e educador teixeirense Evando Ferreira da Silva, de 38 anos, que compartilhou com a equipe do Onda Verde um pouco de sua trajetória e experiencia no esporte e com o projeto social Educar para Crescer.

Evandro conta que seu primeiro contato com a modalidade do jiu-jitsu foi aos 22 anos, quando estava em busca de um esporte para trazer mais qualidade de vida, pois se encontrava a cima do peso na época, porém o envolvimento com o esporte foi tamanho que se viu apaixonado pela modalidade vendo ali uma oportunidade de se desenvolver.

O atleta também contribui em um projeto social que visa ensinar e educar as crianças através do esporte, ensinando valores fundamentais para as futuras gerações. Ao ser questionado sobre como começou seu trabalho com as crianças, Evando explica que foi a partir de um convite que teve de um casal de amigos, que tocam o projeto.

“Eu conheci o projeto social por meio de um amigo que o esporte me deu, Alan e sua esposa Kelly, que já faziam parte do programa, eu fui participando e visitando, me apaixonando e acabei me envolvendo a ponto de começar a dar aula para as crianças, hoje já fazem 6 anos que sigo como instrutor lá na Educar Para Crescer”.

O projeto atende cerca de 35 crianças semanalmente. Quando questionado sobre a relevância do esporte na vida das crianças e da sociedade de modo geral, Evandro explica que enxerga o esporte como um grande agente transformador.

“Eu acredito verdadeiramente na transformação social através do esporte, sou prova disso. Conheci o esporte relativamente atrasado, eu já era u homem formado e isso mudou completamente a minha vida, penso que quanto mais cedo a transformação é maior. O esporte ensina valores como hierarquia, respeito e fundamentos que tem se perdido com o passar dos anos”.

São onze anos de história com o esporte, Evando conta que no início não tinha intenção alguma de competir ou de fato ser um atleta do esporte, mas as coisas foram acontecendo de forma que ele não pode evitar, como seu primeiro campeonato que participou por que um colega de tatame pagou a inscrição e não pode ir.

“Ao decorrer desses 11 anos, sou bicampeão baiano, campeão pan-americano, campeão sul-americano, open salvador, alguns títulos nesses anos que tenho corrido atrás. Confesso que quando eu comecei não tinha a menor intenção de competir, mas as coisas foram acontecendo e nunca mais parei”.

Além disso, Evando também lidera alguns rankings do esporte e acaba de competir em no maior campeonato de jiu-jistu do mundo, maior até que o mundial, que aconteceu em São Paulo no dia 4/05.

Sobre os sonhos e objetivos a serem alcançados, Evando afirma que como todo atleta seu maior objetivo é ser campeão brasileiro e mundial, abrir uma academia e poder preparar outros campeões brasileiros e campeões mundiais.

A história de Evando Ferreira da Silva, atleta que coloca o extremo sul baiano no mapa do esporte, é uma inspiração a todos nós, para ir atrás dos próprios sonhos e não desistir.

A redação do Onda Verde agradece a disponibilidade de participar e compartilhar um pouco de sua história até aqui.

Apoio Suzano e Grupo FM.

//Reportagem Carolina Rosa
Redação Onda Verde