FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques Onda Verde Plantando o Futuro

Plantando o Futuro: Conheça a história de Paloma Apolinário Saúde, ganhadora do Melhores do Ano 2022 em Teixeira de Freitas

 

O Plantando o Futuro desta semana traz a história de Paloma Apolinário Saúde, uma mulher, mãe de dois filhos, Lilian e Jorge, 26 anos e empreendedora do município de Teixeira de Freitas que vem se destacando dentro e fora do ambiente de trabalho por exercer sua função com tamanha dedicação e excelência.

Paloma é trancista e dreadmaker, profissão que entrou em sua vida como um hobby e o sanar de uma curiosidade que tinha ao ver fotografias de norte-americanas usando as técnicas nos cabelos, porém não conhecia quem fizesse em sua cidade, isso há cerca de sete anos. Ela decidiu comprar um material parecido com o que se usava e foi testar em seu próprio cabelo.

Conforme conta, no início dos testes, a trancista demorava horas aplicando a técnica em si, os procedimentos chegavam a durar mais de um dia para fazer toda a cabeça e mesmo assim, ela seguiu firme na intenção de aprender mais, pois era algo que perceber gostar e ter habilidade.

“Eu comecei fazendo em mim mesma por curiosidade, via em fotos e achava lindo, as não encontrava quem fizesse, por esse motivo decidi fazer por mim mesma e fui me apaixonando. Depois de algum tempo, decidi colocar no Facebook que fazia a técnica das tranças, para ver se alguém se interessava e para a minha surpresa, logo apareceram as primeiras clientes.” Afirma a trancista.

Ao iniciar os atendimentos ao público, os desafios eram muitos, pois a falta de prática, fazia com que fossem horas e horas para fazer na cabeça de outras pessoas, fora os produtos que utilizava para fixar o penteado, nenhum sendo de uso profissional, o que dificultava ainda mais o processo.

A trancista conta que um fator determinante para que ela seguisse na profissão, foi a gravidez de sua primeira filha, pois quando descobriu ela entendeu que desejava passar o máximo de tempo dentro de casa experienciando a gravidez e após o parto sonhava em ver sua filha crescer de perto, foi então que decidiu fazer disso a sua profissão.

“Na época, eu fiquei com medo, insegura, me questionando se era a melhor escolha, mas hoje, vejo que foi a melhor alternativa que poderia seguir, porque nada paga o prazer de trabalhar”em casa” e poder acompanhar o crescimento dos meus filhos”.

Após alguns anos de profissão e a alta demanda de atendimentos, tendo em vista que mesmo depois de alguns anos, poucas pessoas dominavam a técnica. Paloma teve a ideia de criar a sua própria “Escola de Trancistas”, onde pode ensinar mulheres de várias cidades do entorno.

“Quando criei a escola, foi um momento muito feliz, pois tive contato com pessoas muito especiais e ensinei muita gente, não tenho nem noção de quantas pessoas passaram pelo meu Instituto nesses anos, além disso, meu trabalho ganhou uma proporção bem maior e me possibilitou acessar outros espaços.”

Atualmente Paloma continua atendendo em seu próprio salão, sendo o Instituto Afro Pandora Rastafari e tem reconhecimento e respeito da classe em toda a cidade de Teixeira de Freitas, além de ser referência em diferentes cidades do extremo sul baiano.

No ano de 2022, o Instituto MIX, uma escola profissionalizante, reconhecida pelo MEC, fez o convite para que Paloma representasse a classe no curso técnico de tranças e a mesma aceitou o desafio, obtendo novamente sucesso em sua área.

Foi então que veio a indicação para o Prêmio Melhores do Ano de 2022, na categoria de Cabeleireiro/ Tranças e Especialidade em Cachos e Paloma venceu, levando o prêmio para casa.

Paloma continua sendo uma referência por exercer seu trabalho de maneira excelente, aplicando e levando seu conhecimento a frente ao compartilhar com outras pessoas. Uma história de vida inspiradora, pela pouca idade e uma trajetória de bonitas conquistas, plantando o futuro para colher vitórias.

Conheça seu trabalho através do Instagram: @pandorarastafari

A redação do Onda Verde agradece a disponibilidade de compartilhar um pedacinho de sua caminhada conosco.

 

//Reportagem Carolina Rosa
Redação Onda Verde