Aconteceu na última sexta-feira, 15 de setembro, o projeto “Alma de Amigo Music” realizado na escola estadual Jaci, localizada em Mucuri sede. Projeto que busca envolver os alunos de ensino fundamental II de turno integral, que passam boa parte do dia dentro da escola tendo aulas do currículo letivo, mas que também tem a oportunidade de se abriram a novas experiências de aprendizado.
O projeto forma parte da iniciativa governamental Educa + Bahia e aqui no município, a iniciativa em questão teve sob coordenação a professora de música e cantora profissional Katyane, que se dispôs a ensaiar com os alunos e ajudá-los a reconhecer um dom já existente dentro de cada um que esteve presente no processo.
Segundo explica a professora, que esteve ativa em todo trajeto junto a diretora da escola Mônica, cada passo dado individual e coletivamente foi uma vitória, pois foi grandioso ver o desenvolvimento deles na música.
“A música tem um potencial transformador na vida das pessoas, digo isso por experiência própria, ela [a música] sempre foi uma boa companheira e acompanhar se tornando para os alunos, foi um exercício poderoso para mim também”, afirma Katyane.
A diretora da escola, Mônica, que também esteve presente apresentando o musical e vibrando com cada apresentação, complementou explicando que cada música escolhida no repertório foi dos próprios alunos e reconheceu a vitória coletiva que foi a entrega do projeto.
“Aqui na escola, nós estamos passando por esse processo de transição das turmas de período integral, além da música, temos outras atividades como esporte, luta, entre outros. Para nós educadores é desafiador cativar os alunos a participar das atividades que propomos, então a cada concretização é de fato uma vitória para todos”.
Além dos alunos, estavam presentes na escola professores de diversas matérias, amigos dos adolescentes, pais e responsáveis que fizeram questão de prestigiar o desabrochar da música de cada um.
Uma educadora já aposentada que foi a convite da diretoria, comentou sua alegria em ver o musical acontecendo, tendo em vista que atualmente é mais difícil entreter os alunos com tantas distrações disponíveis.
“Antigamente já era super difícil fazer com que jovens e adolescentes se sentissem pertencentes a escola, mesmo em matérias como artes, que era o que eu lecionava, hoje em dia nós temos ainda os celulares e tecnologia que infelizmente neste ponto, afastou mais os alunos do meio acadêmico, principalmente nesta faixa etária”, complementou.
Plantar o futuro de maneira digna e criativa, é um tema importante para o Grupo FM de Comunicação, que se compromete com a informação por meio de boas ações que envolvem a comunidade de Mucuri e região.
A orientação da escola comunicou ainda que, até o final do ano, será possível acompanhar outras atividades abertas a comunidade, como foi o caso do musical que pudemos presenciar.
//FM News