Falta de medicamentos, impossibilidade de exames, estrutura precária e carência de profissionais foram os questionamentos apresentados referente a Gestão municipal na 7° Conferência de Saúde
A 7ª Conferência Municipal de Saúde evidenciou a urgência de melhorias estruturais e administrativas para garantir o direito à saúde plena da população mucuriense.
No dia 20 de junho, foi realizada a 7ª Conferência Municipal de Saúde de Mucuri, que contou com a presença de representantes da Secretaria de Saúde, funcionários e moradores tanto da sede quanto dos distritos. O evento teve como objetivo promover o diálogo e construir coletivamente propostas para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
Durante a conferência, moradores relataram suas experiências e desafios enfrentados no acesso aos serviços do SUS. Uma moradora do distrito de São Jorge destacou a importância do sistema, elogiando o atendimento médico, mas manifestou preocupação com a gestão referente a exames, medicamentos, cirurgias e transporte. “Por que não chega nos distritos? Em 2023, eu infartei e tive que ir para Linhares. Fiquei lá um ano. Quando voltei, precisei dos remédios e consultas e não consegui. É um apelo, é um grito: o SUS não chega até nós”, afirmou emocionada.
Outro relato forte veio de Itabatã, onde uma munícipe denunciou a demissão de uma profissional considerada excelente, a ausência de médico, a falta de medicamentos e a precariedade da estrutura local. “Cadê o SUS em Mucuri?”, questionou ela. Um morador do mesmo distrito acrescentou críticas ao atendimento odontológico, afirmando que “você vai no dentista e eles mais arrancam os dentes do que tratam” e ressaltou a necessidade de atenção maior às demandas da população.
Os descontentamentos foram numerosos e expressivos, evidenciando dificuldades reais enfrentadas pela comunidade. Além dos depoimentos na conferência, outras experiências foram compartilhadas nas redes sociais, apontando problemas no atendimento da Secretaria Municipal de Saúde, especialmente relacionados ao funcionamento do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Pacientes e acompanhantes relataram dificuldades no deslocamento para tratamentos fora do município, agravando ainda mais as condições de cuidado.
O principal questionamento apresentado durante a conferência gira em torno da existência do SUS em Mucuri, mas sua incapacidade de funcionar de forma eficaz para a comunidade. A 7ª Conferência Municipal de Saúde evidenciou a urgência de melhorias estruturais e administrativas para garantir o direito à saúde plena da população mucuriense.
Por Natacha Nakamura




