Hoje , no Brasil, 11 milhões de pessoas foram diagnosticadas com a doença, o que representa 6% da nossa população. Mundialmente este número é de 400 milhões de pessoas. E o quadro ainda é mais alarmante, pois muitas pessoas tem a doença mas ainda não foram diagnosticadas, hora por total desconhecimento que trata-se de uma grave doença, hora por vergonha de assumir por ouvir de muitos que é uma “frescurite” , “preguiça ” ou falta de ” força e fé “.
A depressão é intitulada como “doença da alma”, mas reflete diretamente no corpo sendo na compulsão alimentar e de excesso no sono ou a falta de apetite e a insônia. Ou seja, cada pessoa é um caso. Cada ser humno sofre de um jeito diferente .
Em seu grau mais intenso leva ao suicídio, pois a pessoa depressiva não consegue lidar com a angústia profunda e a falta de interesse em tudo que sempre gostou.
A depressão dá seus primeiro indícios quando sua mente comeca a ter pensamentos negativos o tempo todo e a vontade de ficar isolado, sem contato com ninguém, se intensifica.A caminhada ao ar livre é indicada para quem estiver se sentindo assim.
Bora lutar contra este estado “deprê”…e vamos ficar atentos aos sinais, em nós mesmos, em nossos familiares e amigos.
Por Mariamélia Biondi