Brasil regista 12 casos da Ômicron e SBV afirma ser “questão de tempo” para se espalhar
Brasil registrou nesta segunda-feira (13), o 12º caso da variante Ômicron da Covid-19 no país.
A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, que identificou o segundo caso da variante B1.1.529 na cidade.
O resultado foi obtido em análise genômica após a confirmação da infecção pelo vírus em exame RT-PCR. O caso tem vínculo epidemiológico com o primeiro caso da variante, confirmado na sexta-feira (10).
Ambos pacientes com confirmação da variante na região apresentam sintomas leves e passam bem. A Vigilância Epidemiológica da Vigilância em Saúde municipal monitora os casos.
Assim como outras regiões que registraram casos: São Paulo com cinco pacientes; Distrito Federal confirmou duas infecções; o Rio Grande do Sul agora com três casos e Goiás com duas notificações na cidade Aparecida de Goiânia.
De acordo com o levantamento, o Brasil também investiga seis casos suspeitos da variante Ômicron no momento.
É importante ressaltar que para o levantamento foram considerados suspeitos apenas os casos que tiveram resultado positivo para Covid-19 e que estão aguardando confirmação do sequenciamento do DNA para confirmação da cepa.
O presidente da Sociedade Brasileira de Virologia (SBV), Flávio Fonseca, afirmou que é “questão de tempo” até que a nova variante do coronavírus estabeleça transmissão comunitária no Brasil também.
No entanto, ele destaca que “não há nenhum segredo” para se estabelecer um combate efetivo à transmissão da Ômicron. “A gente tem que reforçar as ações eficazes já conhecidas”, disse.
// Redação Fm News