O Ibope divulgou nesta quarta-feira a primeira pesquisa eleitoral após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barrar a candidatura do ex-presidente Lula —até então líder absoluto das intenções de voto. Sem o líder petista, a pesquisa aponta Jair Bolsonaro (PSL) com 22% das intenções de voto. Ele é seguido por seguido por Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT), ambos com 12% dos votos. Na pesquisa anterior, Marina tinha os mesmos 12% e Ciro tinha 9%.
O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin aparece com 9%. Alvaro Dias (Podemos) tem 3% das intenções de voto e aparece empatado com João Amoêdo (Novo). Henrique Meirelles(MDB) tem 2%. Guilherme Boulos (PSOL), Vera Lúcia Salgado (PSTU), e João Goulart Filho (PPL) mantiveram a taxa de 1%. Os outros candidatos não conseguiram pontuar na pesquisa. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 142 municípios, entre os dias 1 e 3 de setembro, e tem margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo BR-05003/2018 e os contratantes foram o jornal O Estado de S. Paulo e a TV Globo.
Segundo turno
Apesar da liderança folgada no primeiro turno, Jair Bolsonaro tem uma perspectiva complicada na segunda parte da campanha. O candidato do PSL perde em três dos quatro cenários apresentados na pesquisa e empata tecnicamente com Fernando Haddad do PT. Veja:
– Ciro 44% x 33% Bolsonaro (branco/nulo: 19%; não sabe/não respondeu: 4%)
– Alckmin 41% x 32% Bolsonaro (branco/nulo: 23%; não sabe/não respondeu: 4%)
– Bolsonaro 33% x 43% Marina (branco/nulo: 20%; não sabe/não respondeu: 3%)
– Haddad 36% x 37% Bolsonaro (branco/nulo: 22%; não sabe/não respondeu: 5%)
Fonte: YAHOO