FM NEWS

A Freqüência da Notícia

Destaques

O dia internacional da Biodiversidade relembra a valia da consciência

 

“Luta mundial em defesa do ecossistema completa 27 anos e muito trabalho pela frente”.

 

Abrolhos News Fm / Texto Mariamélia Biondi

 

Hoje, dia 22 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Biodiversidade. Esta data foi criada pela ONU ( Organização das Nações Unidas) em 1992, para conscientizar a população do nosso planeta sobre a importância da diversidade biológica, sua conservação e preservação. No ano de 1992, o Brasil sediava, no Rio de Janeiro, a famosa e inesquecível ECO-92, onde 196 países assinaram o tratado internacional chamado Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), tema de crescente importância há vinte e sete anos, que conduz a todo equilíbrio da Terra e seus ecossistemas.

E o que é exatamente biodiversidade? É a diversidade de toda a natureza viva existente no mundo. O Brasil é o campeão neste quesito, pois são mais de 105 mil espécies animais e mais de 45 mil espécies vegetais. Tal fato se dá pela extensão e diferentes climas.

Muitas espécies já estão ameaçadas e se formos levar em conta anos atrás, muitas já não existem mais. Estes números foram divulgados este ano em uma análise feita em todos os países e os resultados não são para se comemorar.

O relatório divulgado pela ONU aponta que um milhão de espécies animais e vegetais estão na lista de extinção. Com a participação de cientistas de 50 países, é o levantamento mais detalhado sobre a interferência humana no meio ambiente realizado até os dias atuais e  aponta como principais causas na perda da biodiversidade, estas: interferência no habitat natural dos animais, a exploração dos recursos naturais, as mudanças climáticas, a poluição de todas suas formas e as espécies invasoras. Os estudos apontam que não se trata mais de uma questão ambiental, mas também uma questão econômica e social que estão interferindo diretamente na nossa sobrevivência.

Para que a biodiversidade planetária seja colocada como prioridade, para ser mais lembrada, respeitada e preservada no mundo, devemos todos dar “as mãos”, tanto a sociedade civil, como os empresários e  governos ! Temos que fazer uma parceria global! Nos unirmos na proteção dos habitats das espécies, como florestas, rios e mares, e dizer veementemente NÃO à caça e ao desmatamento, com um único objetivo de manter a Natureza Viva.